Blog

Como Expandir Sua Empresa com Sorteios e Concursos Virais

Como Expandir Sua Empresa com Sorteios e Concursos Virais

Expandir uma empresa pode se assemelhar um pouco a uma maratona. Em alguns casos, demora meses para se conseguir colocar uma empresa em ritmo acelerado.

Mas isso precisa demorar tanto? Talvez não.

Um sorteio bem executado e simples pode ajudar a expandir seu negócio de forma rápida e relativamente econômica.

Neste post, vamos conferir como utilizar sorteios e concursos para auxiliar seu negócio a conquistar um rápido crescimento.

Os Números Comprovam

 

Uma rápida busca no Google mostra que existem diversos exemplos de empresas que conseguiram ampliar suas listas de email, contas nas redes sociais e vendas a partir de breves sorteios.

Há muitas outras empresas que alcançaram o mesmo sucesso com os sorteios. Porém, qual é o segredo que os torna tão bem-sucedidos? Como eles realmente fazem isso?

Vamos conferir de perto como realizar sorteios e concursos virais com sucesso.

Nota: Existem questões legais específicas para sorteios e concursos. É importante conversar com um profissional que possa ajudá-lo a determinar quais tipos de regras e regulamentos fazem parte da sua legislação local e estadual.

3 Fundamentos Primordiais Para Um Sorteio Bem-Sucedido

Antes de realizar seu sorteio, é importante se organizar e começar a criar alguns objetivos para ele. Você pretende criar empolgação a respeito de um produto novo ou conquistar mais vendas? Deseja expandir sua lista de email marketing ou suas contas nas redes sociais? Que tal ambos?

Confira esta fórmula que criamos para ajudá-lo a começar.

1. Mantenha objetivos bem definidos

Defina em quais KPIs (indicadores-chave de desempenho) você irá focar e faça tudo o que puder para alcançar esse objetivo.

Por exemplo, se você sabe que já possui uma base de seguidores grande e engajada no Instagram, por que não experimentar utilizá-la para alavancar a ampliação da sua lista de emails? Ou ainda tentar expandir seus seguidores no Instagram para suas outras contas nas redes sociais?

2. Ofereça um prêmio atraente

Você pretende premiar seus clientes com um produto novo? Uma coleção completa? Dinheiro? É importante definir o prêmio com bastante antecedência.

Precisa de inspiração criativa para escolher seu brinde? Confira alguns bons exemplos para começar:

  • Produto com edição limitada
  • Coleção completa de algum produto
  • Produto(s) de influenciadores do seu mercado
  • Vale-compras
  • Viagem
  • Alguma oportunidade única

Um dos meus exemplos favoritos é como a loja virtual The Fifth Watches lança relógios exclusivos em todo quinto dia de cada mês. Além disso, eles também fazem a promoção através do sorteio de relógios nas redes sociais. Para participar, você deve marcar (taguear) um amigo!

3. Faça parcerias com celebridades e influenciadores

É provável que, durante a construção da sua empresa, você tenha conhecido alguns influenciadores do seu mercado. Eles podem ser indivíduos ou empresas com grande influência, quando falamos de tráfego e engajamento.

Considere trabalhar em parceria com um influenciador, para que ele o ajude a proporcionar ao seu brinde aquele “empurrãozinho” extra quando necessário. Quando nós fizemos o sorteio de um negócio de camisetas, atuamos junto a alguns dos nossos influenciadores favoritos, o que ajudou a levar nosso sorteio para um nível superior!

Juntando as Peças e Lançando Seu Sorteio

Agora que definimos os objetivos do seu sorteio e conhecemos o básico sobre seu funcionamento, é hora de começar a juntar as peças e realizar seu lançamento.

Utilize uma Ferramenta para Criar o Sorteio

Existem diversas formas de se criar um sorteio. Você pode simplesmente criar uma landing page e fazer com que as pessoas a compartilhem, para depois escolher um vencedor de forma aleatória. Mas isso pode ser bastante trabalhoso, caso você não tenha experiência com programação.

É por isso que eu sugiro a utilização de uma ferramenta para a criação do sorteio. Existem diversas disponíveis, dependendo do tipo de sorteio que você pretende realizar, mas eu descobri que a ferramenta mais poderosa se chama Gleam.

Veja um exemplo da aparência dela:

Alternativamente, experimente soluções como Rafflecopter ou Promosimple, que também já comprovaram ser bastante poderosas. Fica completamente a seu critério escolher qual delas você utilizará!

Notifique Todas as Partes Envolvidas

Embora isso pareça trivial, trata-se de algo frequentemente esquecido, quanto tudo começa a tomar corpo. Se o seu prêmio consiste de outro produto de algum influenciador, certifique-se de avisá-lo sobre quando você pretende lançar o sorteio, para garantir que ele também ajude na sua promoção.

Não se esqueça de enviar-lhes um email, mensagem de texto ou tweet, ou qualquer outro tipo de comunicação que você precisar utilizar, para informá-los quando o sorteio estiver no ar!

Avise Seus Clientes Atuais

Se você já possui alguns clientes, avise-os sobre o brinde e também a respeito do concurso! É provável que, caso tenham já comprado algum produto com você, eles ficarão muito animados em saber que podem ganhar um produto novo gratuitamente!

Utilize sua ferramenta favorita de email marketing para enviar um email aos seus clientes atuais e informá-los sobre o sorteio.

Incentive a Viralidade

Incluir um viral loop diretamente ao sorteio pode ser fundamental para o sucesso dele. Se você conseguir criar um método de inscrição que inclua o compartilhamento do sorteio com amigos e familiares, para que ganhem novas inscrições, você irá brilhar.

A maioria das ferramentas (incluindo aquelas citadas acima) possui essa funcionalidade embutida. Portanto, aproveite-a!

Faça Atualizações Durante o Sorteio

Enquanto seu sorteio está em pleno vapor, certifique-se de atualizar os participantes durante a execução do concurso e lembrá-los de completarem determinadas ações para ganhar inscrições adicionais.

Dependendo do seu sorteio, você ainda poderá distribuir produtos por toda a duração do concurso – por isso, certifique-se de manter todos os participantes atualizados também sobre esses prêmios!

Veja um exemplo da Beardbrand fazendo isso através do Gleam:

Coloque o Vencedor no Centro das Atenções

Quando seu concurso estiver finalmente encerrado, certifique-se de proporcionar o devido destaque ao vencedor! Você passou muito tempo trabalhando nisso, e o vencedor (muito provavelmente) passou bastante tempo fazendo promoção para você.

Dependendo do seu produto sorteado, você pode até mesmo fazer com que o vencedor compartilhe uma foto junto ao prêmio.

Uma empresa chamada Dream Giveaway faz isso muito bem, dispondo de uma página dedicada somente a exibir os vencedores anteriores!

Isso pode ajudar na criação de prova social para sua empresa, além de ser uma maneira atraente para você conquistar mais inscrições em seus sorteios futuros.

Conclusão

Agora que analisamos como expandir sua empresa com sorteios e concursos virais, o que você está esperando? Experimente realizar um concurso agora mesmo!

Você tem alguma ideia diferente para realizar um sorteio ou um concurso? Conte para a gente nos comentários abaixo.

Escreva um Comentário