Após quase três anos de testes, o Google finalmente disponibilizou globalmente o serviço de mensagens RCS para o sistema Android. O padrão é uma das propostas para substituir o SMS, oferecendo recursos semelhantes ao de apps como WhatsApp e Telegram.

O serviço já estava disponível no Brasil para as principais operadoras nacionais, além de alguns outros países. O RCS não desconta da franquia de dados do usuário, e depende da liberação do recurso por parte das operadoras.

Para usar o recurso, é preciso ter o aplicativo Mensagens (Android) instalado no celular, app que também é compatível com o SMS tradicional, além do padrão MMS (para multimídia).

Tipo o “Zap”

O RCS (Rich Communication Services) é apresentado como uma evolução do SMS, oferecendo recursos de multimídia como envio de fotos e vídeos em alta qualidade, reações, conversas em grupo e, claro, emojis.

O protocolo é semelhante a aplicativos como o WhatsApp e Facebook Messenger. Assim como os rivais, o RCS já chega com criptografia de ponta a ponta, dificultando o acesso ao conteúdo por operadoras, curiosos e até mesmo o Google.

fonte: https://canaltech.com.br/apps/sistema-do-google-rival-do-whatsapp-rcs-e-lancado-globalmente-175001/

Escreva um comentário

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *